Técnica do gancho

O que é a técnica do gancho?

É uma técnica minimamente invasiva já muito estabelecida em países como EUA e UK mas que ainda está pouco difundida em Portugal. Ao invés de abrir o abdómen com incisões amplas na linha ventral, com esta técnica o veterinário remove o útero e ovários através de um pequeno orifício ( de 0,5 a 2 cm) graças a um instrumento cirúrgico criado para este efeito chamado gancho de Snook. Ela é a melhor técnica para esterilização de cães e gatos:
– como a incisão e manipulação são mínimas a cirurgia e a recuperação são mais rápidas, há menor risco de infecções e dor, por isso raramente necessitam de tomar medicação após a cirurgia.
– associada à sutura intradérmica com fios absorvíveis, os animais sequer necessitarão de usar o colar,
– o tempo de anestesia é também menor e o recobro mais rápido,
– em fêmeas felinas o acesso é pelo flanco, o que diminui o risco de deiscência de pontos e hérnias, além de possibilitar a soltura de gatos ferais no dia seguinte ao da cirurgia.